Pular para o conteúdo principal

Encontro Regional de Trabalhadores da Casa Espírita - Luziânia(GO)



Será realizado no dia 16 de setembro de 2012 o Encontro Regional de Trabalhadores Espíritas da Região Leste do Estado de Goiás (COMLESTE), na cidade de Luziânia(GO) e visando unificação através da participação de todas as Casas Espíritas da região, realizamos esclarecedora entrevista com o Coordenador da Comissão Regional Leste, Alexandre Henrique da Cunha, integrante do Movimento Espírita de Cristalina(GO), conforme abaixo disponibilizamos.


(Estude e Viva - EV) - Qual a finalidade do Encontro Regional de Trabalhadores Espíritas?
(Henrique) - O encontro é voltado para os Trabalhadores Espíritas da Região Leste  de Goiás, acontecerá em Luziânia, no dia 16 de setembro, no Centro Espírita Paz, Amor e Caridade - CEPAC (Rua Aloisio Gonçalves, nº 289, Centro - Luziânia-GO - Em frente ao Shopping). O COMLESTE visa reunir os diversos departamentos das Casas Espíritas da 10ª, 11ª, 20ª e 26ª Regiões com a finalidade de trocar experiências facilitando assim o intercâmbio, o inter-relacionamento e a discussão de problemas comuns às instituições que o compõem;  dinamizar a nível regional, as atividades que tenham por fim a difusão da Doutrina Espírita e as tarefas de unificação promovendo à união, a confraternização, a concórdia e a solidariedade entre as instituições, para que se verifique completa harmonia de propósitos e unidade na divulgação, estudo e na prática do Espiritismo, bem como as atividades que visem dotar as instituições espíritas dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de seus trabalhos doutrinários e assistenciais. Seguindo assim o que preconiza o Artigo 3º do Regimento Interno do Conselho Federativo Nacional - CFN. Os departamentos que se reunirão por ocasião do COMLESTE são:
  • Dirigentes
  • Departamento de Mediunidade
  • Departamento de Assistência Espiritual
  • Departamento de Estudos e Cursos
  • Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita
  • Departamento de Comunicação Social Espírita
  • Departamento da Infância
  • Departamento da Juventude


(E.V.) - Porque essa divisão em Comissões Regionais?
(Henrique) - A divisão em Comissões Regionais, é um marco no Movimento Espírita Goiano porque favoreceu a integração das lideranças espíritas regionais com a Federação Espírita do Estado de Goiás, modificando assim a visão equivocada que nós que participamos das lides espíritas no interior do estado tínhamos  da Federativa, como sendo uma Instituição que existia mas que era muito ausente e  distante  de nossa realidade. Sabemos que cada região tem suas peculiaridades e necessidades que devem ser tratadas de forma específica, pois a generalização não surtiria o efeito desejado. Quando a FEEGO passou a levantar os potenciais e as deficiências inerentes a cada região, o esforço de ajuda passou a ser mais efetivo porque atendeu particularmente nossas necessidades, passamos também a nos conhecermos dentro da própria região e com isso começamos a utilizar com maior eficiência a ajuda um do outro, seja no intercâmbio de palestrantes, de grupos artísticos, na cooperação em organização de eventos, entre outros, o que muito contribui para o movimento de união entre as Casas Espíritas que compõem a COMLESTE.

(E.V.) - As Casas Espíritas de quais cidades integram a Comissão Regional Leste?
(Henrique) - Dentro da Região Leste do Estado de Goiás nós temos os Conselhos Espíritas Regionais, vamos enumerar todos estes CER e suas cidades componentes:



CER - 10ª Região:  Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Luziânia  e Cristalina;

CER - 11ª Região:  Ipameri, Orizona, Palmelo e Pires do Rio;

CER - 20ª Região: Anhanguera, Catalão,  Cumari,  Davinópolis,  Goiandira,  Nova Aurora,  Ouvidor ,Três Ranchos  e Urutaí;

CER - 26ª Região: Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, São Miguel do Passa Quatro e Silvânia.



(E.V.) - Qual a importância das Casas Espíritas estarem presentes no COMLESTE?
(Henrique) - Tomando por base a Casa Espírita que frequentamos em Cristalina, o Grupo Espírita Eurípedes Barsanulfo, atualmente presidido pela senhora Lúcia de Almeida Salgado, observamos um aumento significativo na qualidade dos trabalhos doutrinários e assistenciais desenvolvidos pela instituição, pelo fato do melhor entendimento por parte dos trabalhadores de suas funções em cada departamento,  justamente por estarmos presentes em todos as Reuniões da  Comissão  Regional Leste. Assim sendo, observamos que dentro do movimento espírita faz-se urgente a especialização para melhor servirmos a causa espírita.


(E.V.) - Somente os coordenadores de departamento podem participar do encontro?
 (Henrique) - A idéia do Conselho Federativo Estadual é esta, que a participação efetiva seja dos coordenadores de departamentos das casas espíritas, mas nunca interditou a participação de trabalhadores que não são coordenadores. Nem sempre os coordenadores de departamentos das Casas Espíritas podem estar presentes nas reuniões da Comissão Regional e se fosse interditada a participação de outros trabalhadores que não coordenam, correríamos o risco de esta ou aquela casa espírita não ter representante em alguma das áreas que são trabalhadas. Procuramos orientar dentro da nossa Região Leste, que seja estimulada a participação do maior número possível de trabalhadores dentro da área de atuação exercida por eles em suas instituições, ou seja as vezes teremos um representante da casa na reunião do Departamento de Assistência Espiritual enquanto teremos oito participantes na reunião do Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita. Chegamos a esta postura observando o reflexo positivo no grupo espírita que frequentamos, existem trabalhadores que foram no COMLESTE anos atrás sem serem os coordenadores daquele departamento e que hoje coordenam o  departamento. O conhecimento é valioso, muitos não fazem por não saberem como fazer, a única recomendação que damos, é que aqueles que não estão a frente do departamento, não falem em nome do departamento porque poderão prestar informações equivocadas, o ideal para o trabalhador que não coordena é ouvir e aprender com as experiências que são relatadas durante a reunião do COMLESTE. 


E.V - Pedimos que faça suas considerações finais sobre o COMLESTE?
(Henrique) - Tudo o que fazemos nesta vida, podemos fazer melhor, não nos acomodemos com a posição de trabalhadores espíritas, sejamos bons trabalhadores espíritas, conscientes da responsabilidade que nos compete diante do planeta que fomos chamados a viver. A Federação Espírita do Estado de Goiás está disponibilizando o seu precioso tempo para auxiliar-nos em nossas tarefas, façamos o mínimo que nos compete e aperfeiçoemos o nosso trabalho demonstrando a nós mesmos que estamos prontos para viver em um mundo regenerado, não apenas em aspiração, mas principalmente no campo da ação. Dia 16 de setembro, às 8h, esperamos todos os trabalhadores da Região Leste em Luziânia. Um abraço a todos e até lá.


Agradecemos ao Henrique pela esclarecedora e motivante entrevista e esperamos encontrá-los no COMLESTE. 

- Estude e Viva!!! -


"Novamente vos digo que se dois de vós estiverem em harmonia, sobre a terra, a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, lhes acontecerá da parte de meu Pai que {está} nos céus; pois onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles."
(Jesus - Mateus 18; 19,20)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo do livro Nosso Lar - Capitulo 1 - Nas Zonas Inferiores

NAS ZONAS INFERIORES Eu guardava a impressão de haver perdido a ideia de tempo. A noção de espaço esvaíra-se-me de há muito. Estava convicto de não mais pertencer ao número dos encarnados no mundo e, no entanto, meus pulmões respiravam a longos haustos. Desde quando me tornara joguete de forças irresistíveis? Impossível esclarecer. Sentia-me, na verdade, amargurado duende nas grades escuras do horror. Cabelos eriçados, coração aos saltos, medo terrível senhoreando-me, muita vez gritei como louco, implorei piedade e clamei contra o doloroso desânimo que me subjugava o espírito; mas, quando o silêncio implacável não me absorvia a voz estentórica, lamentos mais comovedores, que os meus, respondiam-me aos clamores. Outras vezes gargalhadas sinistras rasgavam a quietude ambiente. Algum companheiro desconhecido estaria, a meu ver, prisioneiro da loucura. Formas diabólicas, rostos alvares, expressões animalescas surgiam, de quando em quando, agravando-me o assombro. A paisa

Estudo do Livro Nosso Lar - Capítulo 10 - No Bosque das Águas

10 NO BOSQUE DAS ÁGUAS Dado o meu interesse crescente pelos processos de alimentação, Lísias convidou:  - Vamos ao grande reservatório da colônia. Lá observará coisas interessantes. Verá que a água é quase tudo em nossa estância de transição. Curiosíssimo, acompanhei o enfermeiro sem vacilar. Chegados a extenso ângulo da praça, o generoso amigo acrescentou: - Esperemos o aeróbus. (1) Mal me refazia da surpresa, quando surgiu grande carro, suspenso do solo a uma altura de cinco metros mais ou menos e repleto de passageiros. Ao descer até nós, à maneira de um elevador terrestre, examinei-o com atenção. Não era máquina conhecida na Terra. Constituída de material muito flexível, tinha enorme comprimento, parecendo ligada a fios invisíveis, em virtude do grande número de antenas na tolda. Mais tarde, confirmei minhas suposições, visitando as grandes oficinas do Serviço de Trânsito e Transporte. Lísias não me deu tempo a indagações. Aboletados convenient

Estudo do Livro Nosso Lar - Prefácio - Novo amigo

Novo amigo Os prefácios, em geral, apresentam autores, exaltando-lhes o mérito e comentando-lhes a personalidade. Aqui, porém, a situação é diferente. Embalde os companheiros encarnados procurariam o médico André Luiz nos catálogos da convenção. Por vezes, o anonimato é filho do legítimo entendimento e do verdadeiro amor. Para redimirmos   passado escabroso, modificam-se tabelas da nomenclatura usual na reencarnação. Funciona o esquecimento temporário como bênção da Divina Misericórdia. André precisou, igualmente, cerrar a cortina sobre si mesmo. É por isso que não podemos apresentar o médico terrestre e autor humano, mas sim o novo amigo e irmão na eternidade. Por trazer valiosas impressões aos companheiros do mundo, necessitou despojar-se de todas as convenções, inclusive a do próprio nome, para não ferir corações amados, envolvidos ainda nos velhos mantos da ilusão. Os que colhem as espigas maduras, não devem ofender os que plantam a distância, nem perturbar a