Pular para o conteúdo principal

"Nosso Lar" - Revista Reformador, Fevereiro de 1944


Caros amigos,


Com o objetivo de enriquecer o estudo sobre o livro "Nosso Lar" transcreveremos algumas publicações da Revista Reformador, da Federação Espírita Brasileira - FEB, à época, onde fica notória a receptividade e contentamento dos estudiosos vanguardeiros do Espiritismo no Brasil, bem como a relevância da obra para a consolidação do conhecimento e compreensão da Vida Espiritual. 

Outro aspecto que também vislumbramos é a difusão no meio espírita do conhecimento de sua própria história. Em virtude da atualidade do seu conteúdo, o leitor de "Nosso Lar" pode não perceber, mas desde a sua publicação já se vão mais de 72 anos e durante esse tempo muito se falou, escreveu, estudou e desvelou sobre a continuidade da vida, portanto, devemos ser sábios e aproveitar esse legado,  dando continuidade à construção do conhecimento a partir do ponto interrompido e não querendo "reinventar a roda"

É profunda a gratidão que sentimos por todos aqueles que nos precederam no estudo e difusão dessa obra. Agradecemos também à FEB pela disponibilização do acervo da Revista Reformador, que alias, é de fundamental importância para herança histórica do Espiritismo no Brasil. Com o estudo de "Nosso Lar" esperamos humildemente poder contribuir para o engrandecimento e esclarecimento daqueles que buscam, sem jamais colocar um ponto final sobre sobre a compreensão desse livro "magistral". 


Estude e Viva!!!

"Nosso Lar"

(Matéria publicada originalmente na Revista Reformador de fevereiro de 1944)

"Último trabalho mediúnico de Francisco Cândido Xavier. Livro curioso, original e único, em seu conspecto. O autor, que se apresenta como tendo sido médico patrício, não há muito desencarnado no Rio de Janeiro, relata, sob o pseudônimo de André Luiz, a prova do seu currículo de reajustamento no plano espiritual, precedido de um estágio purgatorial, em zona que ele denomina - O Umbral, até internar na colônia - "Nosso Lar".
A organização dessa colônia, suas atividades em função reeducativa, seja para ascender a outros planos ou regressar à Terra, sem quebra de afinidades e compromissos aqui empenhados, eis o que constitui o fundo da obra. O Modus vivendi dessa estância sideral, em consonância com o padrão de vida planetária, por demonstrar que a Natureza não dá saltos e que a simples alienação do corpo não transforma o espírito, eis o que enseja ao leitor, através de paralelismos indispensáveis, relevantes ensinamentos e altas induções filosóficas. Ensinamentos que dizem com a economia orgânica da humanidade, com as inquietações ideológicas contemporâneas, e, finalmente, com as aspirações de cada um no lar, da sociedade, na pátria, até atingir a cidadania divina.
O livro traz magistral prefácio de Emmanuel, que, só ele, vale por todo um programa e dispensa qualquer apologia.
É mais um padrão de boas letras do Além-Túmulo, e mais um estalão inconfundível da onímoda mediunidade de Francisco Xavier."


Abaixo a imagem ampliada da matéria original:




Capa e contracapa da 1ª Edição:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo do livro Nosso Lar - Capitulo 1 - Nas Zonas Inferiores

NAS ZONAS INFERIORES Eu guardava a impressão de haver perdido a ideia de tempo. A noção de espaço esvaíra-se-me de há muito. Estava convicto de não mais pertencer ao número dos encarnados no mundo e, no entanto, meus pulmões respiravam a longos haustos. Desde quando me tornara joguete de forças irresistíveis? Impossível esclarecer. Sentia-me, na verdade, amargurado duende nas grades escuras do horror. Cabelos eriçados, coração aos saltos, medo terrível senhoreando-me, muita vez gritei como louco, implorei piedade e clamei contra o doloroso desânimo que me subjugava o espírito; mas, quando o silêncio implacável não me absorvia a voz estentórica, lamentos mais comovedores, que os meus, respondiam-me aos clamores. Outras vezes gargalhadas sinistras rasgavam a quietude ambiente. Algum companheiro desconhecido estaria, a meu ver, prisioneiro da loucura. Formas diabólicas, rostos alvares, expressões animalescas surgiam, de quando em quando, agravando-me o assombro. A paisa

Estudo do Livro Nosso Lar - Capítulo 9 - PROBLEMA DE ALIMENTAÇÃO

9 PROBLEMA DE ALIMENTAÇÃO "Enlevado na visão dos jardins prodigiosos, pedi ao dedicado enfermeiro para descansar alguns minutos num banco próximo. Lísias anuiu de bom grado. Agradável sensação de paz me felicitava o espírito. Caprichosos repuxos de água colorida ziguezagueavam no ar, formando figuras encantadoras. - Quem observa esta colmeia imensa de serviço - ponderei - é induzido a examinar numerosos problemas. E o abastecimento? Não tenho notícia de um Ministério da Economia... - Antigamente - explicou o paciente interlocutor - os serviços dessa natureza assumiam feição mais destacada. Deliberou, porém, o atual Governador atenuar todas as expressões de vida que nos recordassem os fenômenos puramente materiais. As atividades de abastecimento ficaram, assim, reduzidas a simples serviço de distribuição, sob o controle direto da Governadoria. Aliás, a providência constitui medida das mais benéficas. Rezam os anais que a colônia, há um século, lutava com extremas d

Estudo do Livro Nosso Lar - Capítulo 10 - No Bosque das Águas

10 NO BOSQUE DAS ÁGUAS Dado o meu interesse crescente pelos processos de alimentação, Lísias convidou:  - Vamos ao grande reservatório da colônia. Lá observará coisas interessantes. Verá que a água é quase tudo em nossa estância de transição. Curiosíssimo, acompanhei o enfermeiro sem vacilar. Chegados a extenso ângulo da praça, o generoso amigo acrescentou: - Esperemos o aeróbus. (1) Mal me refazia da surpresa, quando surgiu grande carro, suspenso do solo a uma altura de cinco metros mais ou menos e repleto de passageiros. Ao descer até nós, à maneira de um elevador terrestre, examinei-o com atenção. Não era máquina conhecida na Terra. Constituída de material muito flexível, tinha enorme comprimento, parecendo ligada a fios invisíveis, em virtude do grande número de antenas na tolda. Mais tarde, confirmei minhas suposições, visitando as grandes oficinas do Serviço de Trânsito e Transporte. Lísias não me deu tempo a indagações. Aboletados convenient