Pular para o conteúdo principal

O que é Animismo?



O ser, quer seja humano ou espiritual, se constitui de toda bagagem que lhe é oportunizada agregar ao longo de sua existência, tanto no mundo material quanto no espiritual.  Alimenta-se de todas as experiências e delas se vai constituindo, se fazendo existir. Assim sendo, não há possibilidade de manifestar-se sem evidenciar qualquer característica das vivências adquiridas e que, portanto, o constitui. Isso acontece em qualquer situação, tempo e lugar, consciente ou inconscientemente. É importante trazer à tona essa constatação quando se deseja abordar um tema que, no âmbito da Doutrina Espírita, é tratado por Animismo.
Existem muitas dúvidas acerca do significado da palavra “Animismo” e seu emprego na literatura Espírita. O que realmente significa? Qual a sua origem e aplicação no Espiritismo? Como e quando identificá-lo? Essas são dúvidas recorrentes que só uma análise mais profunda das obras básicas e complementares do Espiritismo poderá esclarecer.
A palavra Animismo é uma derivação da palavra latina “anima” que significa “alma” e do grego “anemos” = vento, que acrescido do sufixo “ismo” pode designar uma “ação” ou uma “ideologia”.
A opinião mais aceita é de que o termo foi criado por Georg Ernst Stahl, em torno de 1720, quando defendia a Teoria do Animismo, cujo conceito principal era de que “a vida animal é produzida por uma alma imaterial”. No meio espírita, passou a ser conhecida e utilizada após a publicação da obra “Animismo e Espiritismo” em 1890, pelo grande pesquisador de fenômenos espíritas, o russo Alexandre Aksakof, contestando as explicações materialistas para os fatos espíritas apresentados por vários filósofos, dentre eles o principal, o alemão Eduardo Von Hartmann.
Aksakof define animismo na sua obra como “Fenômenos psíquicos inconscientes se produzidos fora dos limites da esfera corpórea do médium ou extramediúnicos (transmissão do pensamento, telepatia, telecinesia, movimentos de objetos sem contacto, materialização)”.
O papel do médium, como o próprio nome já indica, é intermediar, permitir a comunicação entre o mundo material e espiritual, entre encarnados e desencarnados e vice-versa. E o que se tem constatado é que essas comunicações muitas vezes vêm revestidas de traços reconhecidamente do próprio médium, quando não sendo, toda ela, a exposição de suas experiências. Esse é o ponto onde se apegaram os antagonistas da Doutrina Espírita para colocar em xeque a veracidade das comunicações mediúnicas e da honestidade do médium.
Importante ressaltar que o termo animismo não foi utilizado pelos Espíritos Superiores ou por Allan Kardec nas obras básicas e por isso lança-se mais um questionamento: Se não existe nas obras fundamentais, como seu uso tornou-se tão comum no meio Espírita? Na dúvida é sempre interessante voltar ao princípio, neste caso, ao Livro dos Médiuns, o mais completo compêndio “sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.”
No capítulo XIX, item 223, questão 2, o codificador pergunta se “As comunicações, escritas ou verbais, podem também provir do próprio Espírito encarnado no médium? Ao que os Espíritos Superiores respondem: “A alma do médium pode se comunicar como a de qualquer outro; se ela goza de um certo grau de liberdade, descobre suas qualidades de Espírito. Disso tendes a prova nas almas das pessoas vivas que vêm vos visitar, e se comunicar convosco pela escrita, frequentemente, sem que as chameis. Porque, ficai sabendo, entre os Espíritos que evocais, há os que estão encarnados na Terra; então, eles vos falam como Espíritos e não como homens.”
A exemplo do item acima citado verifica-se que apesar de não utilizar o termo, existe nas obras da codificação, principalmente no Livro dos Médiuns, capítulo XIX, e, em O Livros dos Espíritos, questões 400 a 455, riquíssimo conteúdo sobre o assunto, que deve ser analisado com muita atenção, haja vista a pluralidade de detalhes sobre as diferentes formas de manifestação da alma.
Na análise desses textos nota-se que o Codificador atribui aos fenômenos produzidos pela alma do encarnado uma única origem que ele designa como “Emancipação da Alma”. Que em decorrência dela uma diversidade enorme de fenômenos podem ser provocados, desde o sono, sonho, sonambulismo, êxtase, letargia, catalepsia, mortes aparentes, transmissão de pensamentos, desdobramentos conscientes ou inconscientes, dupla vista e muitos outros. No resumo teórico do sonambulismo, êxtase e dupla vista, constante em “O Livro dos Espíritos”, Kardec afirma referindo-se a tais fenômenos, “É um atributo da alma, uma faculdade inerente a todas as partes do ser incorpóreo que existe em nós e cujos limites não são outros senão os assinados à própria alma”.
Na introdução da mesma obra o Codificador deixa claro que “para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras.” Portanto, coloca-se como hipótese, observada a prudência que se pautam os Espíritos Superiores e Kardec, que se estes adotaram o termo “Emancipação da Alma” ao invés de “animismo” é que o mesmo não deixaria dúvida quanto ao seu verdadeiro sentido, evitando-se a anfibologia.
No entanto, apesar de não estar na codificação, não há inconvenientes quanto a utilização do termo “Animismo” na explicação dos fenômenos espíritas, desde que compreendido o seu sentido literal, que é “produção de um fenômeno causado pela ação da alma”. A afirmativa se fundamenta no fato de muitos se confundirem e disseminarem definições equivocadas. Atrapalham-se na identificação de causa e efeito, quando não o definem como sinônimo de charlatanismo ou mistificação.
Chega-se a conclusão, portanto, que a falta de conhecimento, habilidade e compreensão do assunto têm inibido a ação de muitos médiuns iniciantes, por medo da acusação dos próprios colegas de trabalho que se precipitam e condenam sem chance de defesa. É de se deixar bem claro que o animismo deve ser tratado com naturalidade, pois é inerente ao trabalho do médium, principalmente iniciante, o qual deve ser plenamente amparado e esclarecido sobre os fenômenos medianímicos a que todos estão sujeitos.

Artigo elaborado pela turma de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE, Tomo Único, ano 2014, do Grupo Espírita Eurípedes Barsanulfo - Cristalina-GO.

Referências Bibliográficas:

1. KARDEC, Allan. O Livro dos médiuns. Tradução de Guillon Ribeiro. 80. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2007.
2. _______________. O Livro dos espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 91. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2007.
3. AKSAKOF, Alexandre. Animismo e Espiritismo. 1890.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo do livro Nosso Lar - Capitulo 1 - Nas Zonas Inferiores

NAS ZONAS INFERIORES Eu guardava a impressão de haver perdido a ideia de tempo. A noção de espaço esvaíra-se-me de há muito. Estava convicto de não mais pertencer ao número dos encarnados no mundo e, no entanto, meus pulmões respiravam a longos haustos. Desde quando me tornara joguete de forças irresistíveis? Impossível esclarecer. Sentia-me, na verdade, amargurado duende nas grades escuras do horror. Cabelos eriçados, coração aos saltos, medo terrível senhoreando-me, muita vez gritei como louco, implorei piedade e clamei contra o doloroso desânimo que me subjugava o espírito; mas, quando o silêncio implacável não me absorvia a voz estentórica, lamentos mais comovedores, que os meus, respondiam-me aos clamores. Outras vezes gargalhadas sinistras rasgavam a quietude ambiente. Algum companheiro desconhecido estaria, a meu ver, prisioneiro da loucura. Formas diabólicas, rostos alvares, expressões animalescas surgiam, de quando em quando, agravando-me o assombro. A paisa

Estudo do Livro Nosso Lar - Capítulo 10 - No Bosque das Águas

10 NO BOSQUE DAS ÁGUAS Dado o meu interesse crescente pelos processos de alimentação, Lísias convidou:  - Vamos ao grande reservatório da colônia. Lá observará coisas interessantes. Verá que a água é quase tudo em nossa estância de transição. Curiosíssimo, acompanhei o enfermeiro sem vacilar. Chegados a extenso ângulo da praça, o generoso amigo acrescentou: - Esperemos o aeróbus. (1) Mal me refazia da surpresa, quando surgiu grande carro, suspenso do solo a uma altura de cinco metros mais ou menos e repleto de passageiros. Ao descer até nós, à maneira de um elevador terrestre, examinei-o com atenção. Não era máquina conhecida na Terra. Constituída de material muito flexível, tinha enorme comprimento, parecendo ligada a fios invisíveis, em virtude do grande número de antenas na tolda. Mais tarde, confirmei minhas suposições, visitando as grandes oficinas do Serviço de Trânsito e Transporte. Lísias não me deu tempo a indagações. Aboletados convenient

Estudo do Livro Nosso Lar - Prefácio - Novo amigo

Novo amigo Os prefácios, em geral, apresentam autores, exaltando-lhes o mérito e comentando-lhes a personalidade. Aqui, porém, a situação é diferente. Embalde os companheiros encarnados procurariam o médico André Luiz nos catálogos da convenção. Por vezes, o anonimato é filho do legítimo entendimento e do verdadeiro amor. Para redimirmos   passado escabroso, modificam-se tabelas da nomenclatura usual na reencarnação. Funciona o esquecimento temporário como bênção da Divina Misericórdia. André precisou, igualmente, cerrar a cortina sobre si mesmo. É por isso que não podemos apresentar o médico terrestre e autor humano, mas sim o novo amigo e irmão na eternidade. Por trazer valiosas impressões aos companheiros do mundo, necessitou despojar-se de todas as convenções, inclusive a do próprio nome, para não ferir corações amados, envolvidos ainda nos velhos mantos da ilusão. Os que colhem as espigas maduras, não devem ofender os que plantam a distância, nem perturbar a