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Estudo do livro A Gênese - Allan Kardec



Caráter da revelação espírita

(Continuação a partir do item 13 do Capítulo I)


13.  Por sua natureza, a revelação espírita tem duplo caráter: participa ao mesmo tempo da revelação divina e da revelação científica. Participa da primeira, porque foi providencial o seu aparecimento e não o resultado da iniciativa, nem de um desígnio premeditado do homem; porque os pontos fundamentais da doutrina provêm do ensino que deram os Espíritos encarregados por Deus de esclarecer os homens acerca de coisas que eles ignoravam, que não podiam aprender por si mesmos e que lhes importa conhecer, hoje que estão aptos a compreendê-las. Participa da segunda, por não ser esse ensino privilégio de indivíduo algum, mas ministrado a todos do mesmo modo; por não serem os que o transmitem e os que o recebem seres passivos, dispensados do trabalho da observação e da pesquisa, por não renunciarem ao raciocínio e ao livre-arbítrio; porque não lhes é interdito o exame, mas, ao contrário, recomendado; enfim, porque a doutrina não foi ditada completa, nem imposta à crença cega; porque é deduzida, pelo trabalho do homem, da observação dos fatos que os Espíritos lhe põem sob os olhos e das instruções que lhe dão, instruções que ele estuda, comenta, compara, a fim de tirar ele próprio as ilações e aplicações. Numa palavra, o que caracteriza a revelação espírita é o ser divina a sua origem e da iniciativa dos Espíritos, sendo a sua elaboração fruto do trabalho do homem.

CONSIDERAÇÕES

A mensagem que prefacia "O Evangelho Segundo o Espiritismo", de autoria de O Espírito de Verdade resume o duplo caráter da Revelação Espírita - "Divino e científico":

"Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos céus, como um imenso exército que se movimenta desde que dele recebeu o comando, espalham-se sobre toda a superfície da Terra; semelhantes às estrelas cadentes, vêm iluminar o caminho e abrir os olhos aos cegos.

Eu vos digo, em verdade, são chegados os tempos em que todas as coisas devem ser restabelecidas em seu sentido verdadeiro para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.

As grandes vozes do céu ressoam como o som da trombeta, e os coros dos anjos se reúnem. Homens, nós vos convidamos ao concerto divino; que vossas mãos tomem a lira; que vossas vozes se unam, e que num hino sagrado se estendam e vibrem de uma extremidade a outra do Universo.

Homens, irmãos a quem amamos, estamos junto de vós; amai-vos também uns aos outros, e dizei do fundo do vosso coração, fazendo as vontades do Pai que está no céu: "Senhor! Senhor!" e podereis entrar no reino dos céus."

Em sentido filosófico, a palavra natureza designa condição original ou essência. Sob essa perspectiva o Espiritismo, como tudo que existe, surgiu da vontade divina em momento oportuno, observado o planejamento, a necessidade e a maturidade espiritual dos que habitam o orbe terreno.

Muita paz!!!

Estude e Viva.


Referências Bibliográficas:

KARDEC, Allan. A Gênese: Os milagres e as predições segundo o Espiritismo. França: FEB, 1868, pag. 23-25.

 _____________. O Evangelho Segundo o Espiritismo. França: FEB 1864, Prefácio.

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