Pular para o conteúdo principal

Humildade




O primeiro passo para o processo de autoconhecimento é reconhecer-se pequeno diante da grandeza infinita. É colocar-se a disposição e prestativo para os ensinamentos que virão em todas as situações da vida.

Encarar a vida com humildade abre-nos as portas do aprendizado do amor, do contrário, com orgulho,  essas portas estarão fechadas por dentro, de forma que a oportunidade chega, bate e não lhe abrimos.

Interessante notar que para caracterizar uma virtude, fazemos uso de adjetivos qualitativos que nos remete a outras virtudes, assim vamos perceber que faz-se necessário uma transformação moral do ser, gradativa, mas sistêmica, integral, a incitá-lo ao exercício de várias virtude ao mesmo tempo. Veremos que uma pessoa para ser humilde deverá desenvolver a simplicidade, resignação, abnegação, fraternidade, paciência, amor, dentre outras.

A princípio, em nossa visão orgulhosa, consideramos que a vivência que temos em sociedade não nos favorece a aplicação prática e constante dos exercícios de humildade, preceituados por Jesus. Alegamos sempre que o sistema é capitalista demais, que se não nos impormos seremos preteridos, marginalizados, excluídos.  Pensando assim, ainda demonstramos o quanto temos uma visão curta e desfocada. O contexto em que vivemos é riquíssimo de momentos onde poderemos vir a  exercer e dar testemunho quanto ao aprendizado no que concerne a humildade.

Quem menos ama, mais precisa ser amado, quem é mais orgulhoso precisa de conviver com exemplos de humildade. Da mesma forma que a água que cai gotejante sobre uma rocha vai modelando-a ao longo do tempo, a humildade vai sendo absorvida vagarosamente, passando a modificar aquele ser, que faz natural e gradativamente um progresso moral.

Jesus nos ensina: "aquele que quiser ser o maior no reino dos céus, seja o menor, o que mais serve." Quando em processo de autoanálise, usemos como parâmetro essa colocação e assim poderemos ter uma ideia do quanto ainda nos falta desenvolver essa virtude.

Há muitas coisas que não são o que parecem ser, assim também acerca da humildade. Essa virtude não está relacionada a nenhum esteriótipo, seja ele, social, econômico, financeiro, cultural ou de crença. Está em relação direta com a atitude condizente com que a caracteriza, seja ela perceptível ou não aos olhos humanos.

   
Muita Paz!!!

Estude e Viva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo do livro Nosso Lar - Capitulo 1 - Nas Zonas Inferiores

NAS ZONAS INFERIORES Eu guardava a impressão de haver perdido a ideia de tempo. A noção de espaço esvaíra-se-me de há muito. Estava convicto de não mais pertencer ao número dos encarnados no mundo e, no entanto, meus pulmões respiravam a longos haustos. Desde quando me tornara joguete de forças irresistíveis? Impossível esclarecer. Sentia-me, na verdade, amargurado duende nas grades escuras do horror. Cabelos eriçados, coração aos saltos, medo terrível senhoreando-me, muita vez gritei como louco, implorei piedade e clamei contra o doloroso desânimo que me subjugava o espírito; mas, quando o silêncio implacável não me absorvia a voz estentórica, lamentos mais comovedores, que os meus, respondiam-me aos clamores. Outras vezes gargalhadas sinistras rasgavam a quietude ambiente. Algum companheiro desconhecido estaria, a meu ver, prisioneiro da loucura. Formas diabólicas, rostos alvares, expressões animalescas surgiam, de quando em quando, agravando-me o assombro. A paisa

Estudo do Livro Nosso Lar - Capítulo 10 - No Bosque das Águas

10 NO BOSQUE DAS ÁGUAS Dado o meu interesse crescente pelos processos de alimentação, Lísias convidou:  - Vamos ao grande reservatório da colônia. Lá observará coisas interessantes. Verá que a água é quase tudo em nossa estância de transição. Curiosíssimo, acompanhei o enfermeiro sem vacilar. Chegados a extenso ângulo da praça, o generoso amigo acrescentou: - Esperemos o aeróbus. (1) Mal me refazia da surpresa, quando surgiu grande carro, suspenso do solo a uma altura de cinco metros mais ou menos e repleto de passageiros. Ao descer até nós, à maneira de um elevador terrestre, examinei-o com atenção. Não era máquina conhecida na Terra. Constituída de material muito flexível, tinha enorme comprimento, parecendo ligada a fios invisíveis, em virtude do grande número de antenas na tolda. Mais tarde, confirmei minhas suposições, visitando as grandes oficinas do Serviço de Trânsito e Transporte. Lísias não me deu tempo a indagações. Aboletados convenient

Estudo do Livro Nosso Lar - Prefácio - Novo amigo

Novo amigo Os prefácios, em geral, apresentam autores, exaltando-lhes o mérito e comentando-lhes a personalidade. Aqui, porém, a situação é diferente. Embalde os companheiros encarnados procurariam o médico André Luiz nos catálogos da convenção. Por vezes, o anonimato é filho do legítimo entendimento e do verdadeiro amor. Para redimirmos   passado escabroso, modificam-se tabelas da nomenclatura usual na reencarnação. Funciona o esquecimento temporário como bênção da Divina Misericórdia. André precisou, igualmente, cerrar a cortina sobre si mesmo. É por isso que não podemos apresentar o médico terrestre e autor humano, mas sim o novo amigo e irmão na eternidade. Por trazer valiosas impressões aos companheiros do mundo, necessitou despojar-se de todas as convenções, inclusive a do próprio nome, para não ferir corações amados, envolvidos ainda nos velhos mantos da ilusão. Os que colhem as espigas maduras, não devem ofender os que plantam a distância, nem perturbar a